Com o retorno das aulas nas universidades de Juazeiro do Norte, a problemática da superlotação nos transportes escolares volta a ser uma preocupação central no município. Estudantes manifestaram suas queixas no início desta semana, alegando que a frota da Viametro, responsável pelo deslocamento dos alunos, não conseguia acomodar todos os estudantes ao chegar nas proximidades do Poliesportivo, localizado na metade da rota.
A Viametro emitiu uma nota, destacando que, como concessionária do transporte regular de passageiros em Juazeiro do Norte, a Viametro opera conforme as rotas e horários estabelecidos pelo Demutran, o órgão responsável pela concessão. Qualquer alteração operacional, segundo a empresa, deve passar pela aprovação do Demutran.
O Demutran se pronunciou, também por meio de nota, informando que o sistema de transporte público municipal não se sustenta por si só dependendo, dessa forma, de subsídio custeado pelo poder executivo local, sendo que qualquer alteração operacional das rotas existentes implicam na majoração dos valores do referido subsídio, levando-se em consideração que após o período pandêmico tivemos uma redução na frota veicular em questão, somado aos recentes contingenciamentos de despesas, a exemplo de redução do FPM, queda de arrecadação, etc.
Tags
CARIRI