Prefeitura de Milagres encerra programação da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência

Foto: Instagram/Secretaria de Proteção Social

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Proteção Social, encerrou na manhã do último domingo, dia 17, a programação da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. As atividades foram desenvolvidas no período de 15 a 17 de fevereiro.

Na quinta-feira, dia 15, técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) participaram de entrevista sobre o tema na Rádio Som da Terra FM, abordando o tema 'Gravidez antes dos 14 não é normal! É crime!'. Na sexta, diq 16, as atividades ocorreram nas escolas Ana Zélia da Fonseca e Lindalva de Morais sob o tema 'Adolescência Primeiro, Gravidez Depois! Todos juntos nesta causa! Previna-se!'.

Por fim, no sábado, dia 17, ocorreu o desfile do bloquinho 'Gravidez não é brincadeira! Um bebê é para vida inteira', por diversas ruas da cidade, que contou com a participação também de escolas e associações comunitárias, bem como técnicos da Secretaria de Proteção Social.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798/2.019 e tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

A taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta. Um em cada sete bebês é filho de mãe adolescente. A cada hora nascem 48 bebês, filhos de mães adolescentes. Um dado preocupante é o número de bebês com mães de até 14 anos que contabilizou 19.330 nascimentos no ano de 2019, o que significa que a cada 30 minutos, uma menina de 10 a 14 anos torna-se mãe!

Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo. Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, englobando o uso inadequado de contraceptivos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem