Foto: Reprodução/Sistema FAEC/SENARCeará/Sindicato Rural |
A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2023.2 no Ceará bateu um novo recorde, tanto na vacinação de bovinos e búfalos, como no número de propriedades com animais vacinados. Conforme os dados da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), foram imunizados nesta última etapa 94,97% dos animais e o número de propriedades chegou a 92,11%.
maior índice de vacinação do rebanho havia sido em 2015, e o de propriedades tinha sido em 2023, com 93,79%. Os dados mostram que foram imunizados 980.977 animais com até 24 meses de idade.
“Nessa força tarefa conseguimos um êxito surpreendente, que foi o recorde de vacinação de toda a história da Adagri. Isso é muito satisfatório”, ressaltou o presidente da Agência, Elmo Aguiar.
Manter os índices de vacinação acima dos 90% é um dos pré-requisitos para que ao final do ano de 2024 a Adagri possa pleitear junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) o status de Livre da Febre Aftosa sem Vacinação.
Recentemente, a Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, anunciou que a Campanha Contra a Febre Aftosa no município obteve êxito, alcançando uma impressionante marca de 99,29% do rebanho imunizado. A meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) era de 90%, demonstrando um desempenho excepcional por parte dos criadores locais. Este índice faz parte da segunda etapa da campanha de 2023, que teve início em novembro e encerrou em 15 de janeiro de 2024.
Os resultados divulgados pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Agrário revelam que Milagres superou significativamente as expectativas do Mapa, garantindo a imunização de quase a totalidade dos bovinos do município.
Tags
CEARÁ