Foto: Cogerh |
O açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará, atingiu a marca de 72,52% da sua capacidade nesta sexta-feira (26). É a primeira vez que o açude atinge a marca após 12 anos, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O Orós sagrou pela última vez em 8 de março de 2011.
O Orós tem capacidade para 1,94 bilhão de m³ água, fazendo parte do trio de açudes do Estado que comportam mais de 1 bilhão de m³, com o açude Castanhão (6,7 bilhões) e o açude Banabuiú (1,534 bilhão).
O açude fica na Bacia do Alto Jaguaribe, que se encontra com cerca de 68% do quantitativo máximo. Duas bacias do Ceará, a do Baixo Jaguaribe e a Litorânea, estão com 100% da capacidade em seus reservatórios. Quarta maior do Estado, a Bacia de Acaraú reserva 95% da capacidade máxima, até o momento.
O Ceará já ultrapassa em 18% o volume de chuvas esperado para o período entre janeiro e abril. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 734.8 milímetros (mm) caíram em solo cearense desde o início do ano, quando o normal para o período é de 618.3 mm.
Com informações da Agência Miséria