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O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Ceará, multou a Companhia Energética do Ceará (Enel) em R$ 10 milhões pela falta de energia em localidades cearenses durante as últimas festas de Réveillon. A informação foi publicada pelo Diário do Nordeste. A empresa foi notificada nesta terça-feira (23) e tem até dez dias para pagar a multa ou apresentar recurso.
Moradores e visitantes das praias de Canoa Quebrada, Icaraí de Amontada, Cumbuco, Flecheiras e Águas Belas relataram ao órgão de defesa do consumidor, à época, que ficaram mais de 48 horas sem o serviço, o que rendeu "graves prejuízos" para os setores do comércio e do turismo, além da população. E, por causa das frequentes oscilações de energia, houve ainda danos em eletrodomésticos, perda de alimentos e suspensão de atividades.
Em nota, a Enel Ceará alegou que o problema no fornecimento de energia foi consequência das "fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos e descargas atmosféricas" registradas naquele período. "Com o impacto nas estruturas, alguns clientes tiveram o fornecimento de energia afetado", disse a empresa.
"Só para se ter uma ideia, em apenas dois dias, foram contabilizados quase 21 mil raios em todo o Ceará, o que causou grande impacto à rede elétrica. Além disso, a distribuidora registrou ação de furto de mais de 8 quilômetros de cabos e 62 postes danificados devido a abalroamentos", continuou o comunicado.
Especificamente sobre a multa aplicada pelo Decon, a companhia informou que recebeu a notificação e que avalia o caso internamente.
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