Thiago Gadelha/Diário do Nordeste |
O Ceará tem 64 municípios, cerca de 35% do total, que ainda aguardam a liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que estações de 5G sejam ativadas em seus territórios. Em 120 das 184 cidades cearenses, as empresas de telecomunicações que já adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz, considerada o '5G puro', já podem ativar as redes.
A realidade, entretanto, é que 18 cidades do Estado oferecem a rede móvel de quinta geração para boa parte da população. Especialistas apontam que as operadoras ainda enfrentam dificuldades na instalação da infraestrutura.
O 5G chegou ao Ceará em julho de 2022, primeiramente em Fortaleza. A nova geração de internet móvel é uma evolução do 4G e prometeu mais velocidade para baixar e enviar arquivos.
Conforme dados da Anatel, outros 18 municípios cearenses devem ter a liberação para exploração das redes de 5G em 1º de janeiro de 2026. Entre eles, Icó, Jaguaribe, Novas Russas e Tauá. Para as 46 cidades restantes, todas com menos de 30 mil habitantes, o planejamento foi liberado, mas não tem data limite anunciada.
O Ceará será um dos últimos estados a ter todo o território liberado para as operadoras explorarem redes de 5G na faixa 3,5 GHz. Segundo a Anatel, a expectativa a liberação total ocorra até dezembro de 2024, já que a Entidade Administradora da Faixa de 3.5 GHz tem antecipado diversas etapas do processo.
A agência destaca que as cidades selecionadas para a migração são agrupadas atendendo ao princípio da eficiência. “As escolhas dos municípios têm que atender os prazos do edital e as escolhas dos municípios são feitas atendendo agrupamentos e aspectos logísticos”, afirmou a Anatel em nota.
Com informações do Diário do Nordeste
Tags
CEARÁ