Quatro municípios do Ceará começam a vacinar contra a dengue

Foto: Governo do Estado do Ceará

A partir desta segunda-feira (13), quatro municípios do Ceará começam a vacinar contra a dengue. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu 42 mil doses do Ministério da Saúde (MS), no último dia 26 de abril. Aquiraz, Eusébio, Fortaleza e Itaitinga foram os municípios selecionados pelo MS para receberem o imunizante.

O público-alvo, definido pelo MS, abrange crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. As quantidades distribuídas variam de acordo com a população de cada município, sendo elas Fortaleza (38.594 doses), Aquiraz (1.357), Eusébio (1.410) e Itaitinga (1.017).

O imunizante tem proteção de 80%, após o esquema vacinal completo. Em relação às hospitalizações por dengue, a vacina tem eficácia de 90,4% após a segunda dose. Portanto, a incorporação dela no Sistema Único de Saúde (SUS), em conjunto com as demais ações de controle e prevenção, contribui para a redução da incidência da doença e das hospitalizações.

Nos últimos 15 dias, a Sesa realizou treinamentos em serviço (sistemas de informação, farmacovigilância e cadeia de frio), além de reuniões técnicas com as coordenações de atenção primária, vigilância epidemiológica e imunização, treinamentos em serviço (sistemas de informação, farmacovigilância e cadeia de frio) e acompanhamento dos fluxos operacionais de cada município.

A coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, lembra que nesse momento inicial teremos unidades de referência (postos de Saúde) selecionadas pelos municípios envolvidos “Visando o melhor acompanhamento da estratégia e garantia das boas práticas para vacinação segura, os municípios selecionados definiram unidades de referência para inicialmente realizarem a atividade”, diz.

Nesta sexta-feira (10), foi publicado o Plano Operacional de Vacinação contra a Dengue. O documento contém todas as informações referentes à vacina e locais de vacinação, que foram definidos junto a cada município. “Essa vacina, que foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, é um avanço para o SUS, pois possibilita a prevenção e redução das hospitalizações”, destaca Ana Karine.

Atualmente o Ceará registra 4.026 casos confirmados de dengue. A melhor forma de combater o mosquito Aedes Aegypti ainda é a prevenção. Entre as dicas, estão trocar a água dos bebedouros dos animais, desobstruir calhas e guardar o lixo em sacos plásticos bem fechados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem