Juazeiro do Norte e mais quatro cidades cearenses nunca reelegeram prefeitos

Foto: Divulgação/Lanio Silva

Em Juazeiro do Norte, há quem fale de uma profecia de Padre Cícero para justificar o fato de a cidade jamais ter reeleito um prefeito. A cada eleição municipal, quem está no comando da Prefeitura tenta quebrar a 'tradição', mas sem sucesso. A cidade do Cariri cearense, contudo, não é a única sem registros de reeleição para a prefeitura. 

No Ceará, cinco municípios nunca reelegeram um chefe do Executivo. Além de Juazeiro do Norte, as cidades de Baturité, Maranguape, Santana do Acaraú e São Luís do Curu possuem esse histórico. 

A reeleição é permitida no Brasil desde 1997, quando uma Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada pelo Congresso Nacional. Antes disso, só era possível permanecer no cargo por um mandato. Desde então, seis eleições municipais foram realizadas com a possibilidade dos gestores municipais concorrerem à reeleição. Em 97,2% dos municípios cearenses, os prefeitos conseguiram permanecer oito anos consecutivos no comando da prefeitura. 

Apesar disso, em algumas dessas cidades, a reeleição não é tão fácil: 27 delas só reelegeram o prefeito uma vez ao longo desses mais de 25 anos. 

Com informações do Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem