Em entrevista exclusiva à Rádio Cast, Padre Fabiano fala sobre a Festa da Padroeira e reforma da Matriz

Foto: Instagram/Paróquia Nossa Senhora dos Milagres

Todo ano, a cada mês de agosto, Milagres e região vivenciam a Festa de Nossa Senhora dos Milagres, Padroeira do Município. Momento de renovação da fé de milhares de devotos da Virgem dos Milagres.

A festa de 2024 tem uma particularidade. Vai ser a primeira presidida pelo Padre Fabiano Duarte que assumiu a Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres em agosto do ano passado, mas após a realização dos festejos.

A reportagem da Rádio Cast conversou com exclusividade com o pároco e, na ocasião, abordou assuntos importantes como a programação da festa e a reforma da Igreja Matriz.

De acordo com Padre Fabiano, ainda neste mês de julho, precisamente no dia 25, ocorre a entrega das imagens de Nossa Senhora dos Milagres a todas as comunidades e setores para peregrinação.  Já no período de 26 de julho a 4 de agosto, transcorre a pré-festa missionária com visita da imagens às famílias e, à noite, celebração da palavra.

A participação do Bispo Dom Magnus Henrique acontece este ano na abertura oficial da festa, dia 5 de agosto, quando abençoará o novo altar da Igreja Matriz, e também na celebração da Missa de Assunção de Maria, no dia 15, às 9h.
 
Padre Fabiano adiantou à Rádio Cast e que após a imagem chegar aos setores, durante as festividades, haverá o tradicional café comunitário e celebração de missa para atender aos idosos e enfermos que não possam se dirigir à Matriz no período noturno.

Ele também falou sobre os padres a serem convidados para as festividades. “A gente deu prioridade aos padres que já passaram por Milagres, e que tem história e afetividade com esse povo, para ter um momento de convivência”, afirmou Padre Fabiano, sem mencionar os nomes.

REFORMA DA MATRIZ

Outro tema abordado na conversa com Padre Fabiano foi a reforma, em andamento, da Igreja Matriz, segundo ele por conta de infiltrações. Padre Fabiano informou que inicialmente foi realizada a troca das galhas por cano, reboco e argamassa. “Como ela está limpa, depois da festa pensamos em pintar”, disse.

Já o presbitério, considerado pequeno, foi ampliado para favorecer mais os padres nas celebrações. Também está sendo realizada a troca do piso, já que o mesmo teve que ser cortado quando da instalação do novo som, ainda na época de Padre Ronaldo. “Fizemos a campanha no mês de maio com essa finalidade e graças a Deus a resposta foi positiva e conseguimos comprar e estamos concluindo o piso”, comemorou.

Padre Fabiano também foi questionado sobre o altar do Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria. “A gente viu a necessidade de dar mais vida aquele espaço. Os altares já estão prontos. Eles não serão trabalhados ainda a arte, mas após a festa, uma equipe da Paraíba vai realizar os adornos ornamentais, uma arte puxada para o marmorizado, que deixe a igreja mais bela, aconchegante e favorece o clima de oração”, ponderou.

Por fim, Padre Fabiano falou sobre o sentimento de estar a frente da Paróquia de Milagres. “Eu costumo dizer que o povo de Milagres é um povo muito bom e quando expressa a bondade no acolhimento, faz a gente se sentir bem, faz a gente se sentir em casa. Então, eu vou dizer  que o povo de Milagres hoje me faz ter uma experiência de céu. Eu estou agradeço todo dia a esse povo que Deus me confiou e, a cada dia, eu busco mesmo na minha limitação humana, dar o meu melhor para corresponder com tanta bondade”, finalizou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem