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Pilotos de aeronaves da Azul Linhas Aéreas reportaram aos órgãos de controle de tráfego aéreo a visualização de luzes brilhantes nos céus do Ceará no início de julho.
O Diário do Nordeste teve acesso a um vídeo de um perfil no Youtube em que registra áudios dos pilotos reportando os Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAPs, Unidentified Aerial Phenomena), mais conhecidos como Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis), termo este obsoleto.
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a veracidade dos áudios e deu mais informações sobre formulário utilizado por controladores para registro de detalhes dos avistamentos:
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), informa que os áudios entre o Centro Recife e Controle Fortaleza com as aeronaves sobre o avistamento de luzes são verídicos”, disse em nota.
O formulário mencionado é um modelo previsto no Sistema de Defesa Aérea e os dados foram coletados, estando, atualmente, em posse do Decea para análise e comparação.
“Algumas informações, como a cor do objeto, trajetória e altitude, ficaram incompletas antes da transferência do tráfego, foi necessário realizar uma coordenação entre os controles de área Recife e Terminal Fortaleza”, completou a FAB, fazendo menção ao fato que tanto o Centro Recife, quanto o Controle Fortaleza, solicitaram características dos avistamentos aos pilotos.
Como ocorreram os avistamentos?
Segundo os pilotos da Azul, as luzes foram vistas em níveis (altitudes) próximos aos das aeronaves e se moviam em círculos.
No dia 7 de julho, por volta das 20h40, o reporte inicial foi feito pelo voo Azul 2527 proveniente de Campina Grande, com destino à Fortaleza.
Os pilotos perguntaram se havia alguma aeronave na região. Como resposta, o Centro Recife (controle de tráfego de grande parte da região Nordeste) havia respondido ao
Azul que a aeronave mais próxima estava a mais de 100km de distância, portanto, não era aquilo que os pilotos viam.
Os avistamentos estavam, na perspectiva dos pilotos, próximos à cidade de Aracati-CE.
Ademais, segundo o áudio exposto na página referida, o Centro Recife informara que não havia nada em seu radar (radar primário, baseado em reflexão de ondas eletromagnéticas).
Alguns minutos após, na mesma noite, o voo Azul 2906, decolando de Fortaleza, rumando para Belém, reportou ter visto novas luzes próximas à Itapipoca, noroeste do Ceará.
O Centro informara que o relato anterior (2527 da Azul) havia informado de luzes próximas a Aracati, região leste, mas ambas próximas ao litoral.
Apesar de os pilotos destacarem as luzes, nada aparecia no equipamento anti-colisão de suas aeronaves (TCAS), nem, como dissemos, no radar primário ou secundário do Centro Recife.
À medida que o 1º voo da Azul aproximava Fortaleza, mais detalhes sobre as luzes foram dados agora ao controle aéreo de Fortaleza. “Aparentemente duas luzes circulando, ao sul da Terminal Fortaleza”, reportou o Azul 2527.
O controle da Terminal Fortaleza pergunta ao piloto se os avistamentos não seriam drones, mas como o reporte era de que as luzes estavam em altitude similar à aeronave aproximando Fortaleza, estaria muito alta para tal (altitude do ATR que realizava o Azul 2527).
Com informações do Diário do Nordeste
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