TCE divulga lista de gestores municipais com contas irregulares nos últimos oito anos no Ceará

Foto: TCE/Reprodução

A lista de gestores que tiveram contas rejeitadas ou julgadas irregulares nos últimos oito anos, no Ceará, foi divulgada nesta quarta-feira (14). Na relação, constam 2.599 representantes municipais com algum tipo de irregularidade apontada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

No Ceará, 183 municípios tiveram gestores com contas desaprovadas. A única cidade que não consta na lista é Porteiras.

Conforme o TCE, são:

2.315 processos de Prestação de Contas de Gestão
742 processos de Tomada de Contas Especial
405 processos de Tomada de Contas de Gestã
3 processos de Representações
2 processos de Denúncia.

De acordo com o TCE Ceará, consta débito em 1.416 processos, que envolvem 1.257 gestores públicos.

O presidente do TCE, Rholden Botelho de Queiroz, disse que nas contas apontadas constaram irregularidades insanáveis e com débitos (ou seja, gastos equivocados).

“O que se observa muito são problemas de licitação, editais que acabam direcionando a disputa ao favorecimento de alguém, de algum competidor. Existem muitos problemas de obras públicas, não comprovação dos gastos em convênio. Essas são as principais fontes de irregularidades que a gente observa na lista”, exemplificou o presidente do TCE.

“A lista tem crescido em relação aos anos anteriores. Fruto do trabalho do Tribunal, mas o que a gente deseja é que a lista chegue a um ponto em que comece a diminuir. A gente deseja que o Tribunal aja com tanta antecedência, com esses mecanismos de Inteligência Artificial, que podem trazer trocas de informações e automatizações de rotinas. O ideal é que a gente consiga chegar antes”, complementou.

O presidente do Tribunal explicou que, apesar da decisão do órgão ser irrecorrível, os candidatos podem pleitear na Justiça a retirada do nome da lista.

Com informações do G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem