Foto: Reprodução/Redes Sociais |
Quase todas as cidades do Cariri terão a concorrência direta entre dois candidatos (as) ao cargo de prefeito (a), nas eleições municipais de 2024. No total, 22 das 29 cidades caririenses têm dois candidatos, o que representa quase 76% dos municípios da região. O PT lidera com 15 candidatos, seguido por PSB, que tem nove, PDT e MDB, que registraram candidaturas a sete prefeituras caririenses.
Também são sete as cidades com mais de dois candidatos: Juazeiro do Norte, com quatro concorrentes, além de Araripe, Caririaçu, Crato, Milagres, Salitre e Santana do Cariri, com três candidaturas. A prefeitura de Altaneira é a única do Cariri a ser disputada somente por mulheres: Kesia (PSB) e Silvânia (PT). Com os maiores números de candidaturas, PT e PSB travam disputa direta em sete cidades: Altaneira, Brejo Santo, Campos Sales, Jati, Penaforte, Porteiras e Tarrafas.
Antes aliados, PT e PDT duelam em cinco municípios após romperem durante as eleições para governador, em 2022: Abaiara, Farias Brito, Jardim, Robson Roque redacao@jornaldocariri.com.br Concorrência entre dois candidatos domina eleições no Cariri Mauriti e Potengi. No cenário brasileiro, quase metade (49%) dos municípios terá a concorrência direta entre dois candidatos, totalizando 2.748 das 5.570 cidades.
As maiores disputas são entre MDB x PP (168 prefeituras), MDB x PSD (154) e MDB x PL (111). A queda de 20% na quantidade de candidaturas a prefeito, em comparação com o pleito anterior, de 2020, explica o contexto de disputas diretas, na avaliação de Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios.
“Os crescentes desafios na gestão municipal e a grave crise financeira que assolou os municípios, nos últimos anos, podem ter motivado esse aumento de pleitos enxutos e ter resultado neste desestímulo em ocupar o cargo de prefeito no país”, analisa Ziulkoski.
Com informações do Jornal do Cariri
Tags
POLÍTICA