Governo do Ceará e União autorizam início das obras do campus do ITA em Fortaleza

Foto: Governo do Estado do Ceará

Seguindo com o compromisso de investir em educação para melhorar a vida dos cearenses, o Governo do Ceará deu mais um passo para a implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quinta-feira (19), junto ao ministro da Educação, Camilo Santana, ao ministro da Defesa, José Múcio, e ao Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, e à presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, a ordem de serviço para o início das obras da primeira fase de implantação do campus do ITA no Ceará.

Orgulhoso com mais uma etapa da concretização do ITA no Ceará, o governador Elmano de Freitas descreveu o momento como “histórico”. “O ITA já chegou no Ceará. É uma honra estar aqui como governador, é um momento muito importante para a história do Ceará. Eu não tenho nenhuma dúvida que vamos iniciar uma obra que fará profundas transformações no Estado do Ceará”, ressaltou. “Quando trazemos o ITA trazemos a ideia que é juntar governo, academia e investidores”, complementou.

“É uma transformação na educação, mas também na pesquisa e no desenvolvimento geral do Estado”, comentou Elmano. O campus cearense, que tem previsão de receber suas turmas em 2027, contará, inicialmente, com dois cursos inéditos, o de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistema baseados em currículos de universidades de excelência no exterior. A seleção de alunos já será feita este ano, com os estudantes iniciando os cursos na primeira sede do ITA, em São José dos Campos (SP).

“Nós definimos que energia renovável é muito importante para o desenvolvimento econômico do Estado, pois temos protocolos de hidrogênio verde, tivemos a regulamentação de hidrogênio verde no Congresso, estamos com investimento, o Ceará pode ser o primeiro estado do Brasil a ter produção em grande escala de hidrogênio verde. E somamos o ITA, com o curso na área de energia renováveis, de forma coerente, a essa política que temos construído”, afirmou. “Os cursos que estão vindo para o Ceará fortalecem esse vetor de desenvolvimento,e assim toda uma nova economia”, definiu Elmano.

A assinatura da ordem de serviço prevê o início imediato das obras em uma área de 18,5 mil m², que contará com um alojamento, que será constituído por: três pavimentos, duas salas de atividades, sala de aula, quartos com acessibilidade PcD ( alunos) e 40 quartos com sala de estar e cozinha (80 alunos). Também será construído, pelo Governo do Ceará, o bloco para cursos de Engenharia, que contará com: três pavimentos, 14 laboratórios didáticos, quatro salas de apoio técnico, 8 salas de aula, dois auditórios, 6 salas de reunião, 6 salas de estudo, duas salas de convivência, dois setores com salas para professores, biblioteca, espaço de eventos e exposições.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem