Divulgação/ICMBio Araripe |
Um incêndio florestal que já dura quase 24h na Chapada do Araripe, no Crato, destruiu uma área equivalente a 140 campos de futebol. O fogo começou por volta das 14 horas dessa terça-feira, 29, nas proximidades do Centro de Expansão, e se alastrou por uma área de aproximadamente 140 hectares. Uma densa nuvem de fumaça se formou na área e foi registrada por moradores em vídeos divulgados nas redes sociais.
Militares do Corpo de Bombeiros, agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas da Prefeitura do Crato atuam no combate às chamas na manhã desta quarta-feira, 30.
O chefe do ICMBio Araripe, Carlos Augusto de Alencar, afirmou que técnicos do órgão estão monitorando o avanço do incêndio com imagens de satélites. A força-tarefa atuou até o começo da noite de ontem. Os trabalhos foram retomados às 4h da madrugada de hoje.
Segundo Carlos Augusto, a origem do incêndio é criminosa. "Nosso pessoal já conseguiu identificar, foi intencional o uso do fogo no sopé da Chapada, e as equipes estão em busca de identificar a autoria", afirmou o chefe do ICMBio em entrevista ao âncora @lucianocesario_, na rádio O POVO CBN Cariri.
O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), afirmou que a Prefeitura dará apoio necessário nas investigações para identificar e punir os responsáveis pelo fogo. Três caminhões-pipa e um trator de esteira foram disponibilizados pelo Município para a operação de combate ao incêndio.
Criada em 1946, a Floresta Nacional do Araripe-Apodi é a primeira Floresta Nacional do País. Com aproximadamente 39 milhões de hectares, a área de proteção ambiental é administrada pelo ICMBio e abrange municípios do Ceará, Pernambuco e Piauí.
O órgão federal possui brigadistas responsáveis pela fiscalização dos focos de incêndio na Floresta. O ICMBio também realiza ações preventivas para orientar os perigos de incêndios florestais e da importância da preservação da vegetação nativa.
Com informações da Rádio CBN Cariri
Tags
CARIRI