Superlotação do Hospital Regional do Cariri se deve a casos não relacionados às especialidades da unidade, diz diretor

Foto: Reprodução/Internet

O Hospital Regional do Cariri (HRC) está com superlotação em razão da alta demanda de pacientes e dos casos atendidos que estão fora do perfil de atendimento do equipamento, que trata de pacientes com condições de média e alta complexidade.

Em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, o diretor do HRC, Giovanni Sampaio, explicou que os atendimentos fora do escopo da unidade são realizados pelos profissionais, mas que o serviço acaba sobrecarregado pela demanda extra. "Nós não podemos negar atendimento a quem chega com urgências, mas isso sobrecarrega nossa capacidade", declarou.

O diretor destacou que a superlotação também impacta na quantidade de leitos disponíveis para pacientes que necessitam realizar procedimentos de alta complexidade. Segundo o gestor, cerca de 60% dos leitos são ocupados por pacientes de Juazeiro do Norte, e a maior parte dos casos de internação não corresponde ao que o hospital deveria receber.

Como exemplo, ele destacou os atendimentos pediátricos, que não estão nas especialidades do HRC. "O hospital é destinado ao atendimento de adultos, mas recebemos crianças com frequência, o que não está previsto em nosso contrato com o Governo", pontuou.

Sampaio destacou a necessidade de reorganização da rede de saúde municipal nos casos de média complexidade, que deveriam ser encaminhadas para unidades de saúde municipais. "Precisamos que a prefeitura assuma sua responsabilidade, garantindo que os casos de média complexidade sejam tratados nos hospitais locais, como ocorria no passado com o Hospital Joaquim Bezerra", explicou. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem