Foto: Divulgação/Governo do Ceará |
A agricultura familiar cearense ganha mais apoio e produtividade com a entrega de 270 motocultivadores realizada pelo Governo do Ceará, nesta terça-feira (26), em Maranguape. A solenidade contou com as presenças do governador Elmano de Freitas, do secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, do prefeito de Maranguape, Átila Câmara, além de agricultores e outras autoridades.
Os motocultivadores (também chamados de tratoritos) serão entregues a entidades de 85 municípios, incluindo Milagres. As máquinas agrícolas de pequeno porte são versáteis e facilitam o trabalho dos agricultores no campo, incluindo áreas de cultivo reduzido.
Para o agricultor José Robério de Oliveira, de 64 anos, a máquina “é uma benção”, representa alívio na força humana aplicada, dispensa do uso de animais e aumento da produtividade. Morador do Assentamento 25 de Maio, em Madalena, no Sertão de Canindé, Robério é presidente da Associação Nova Esperança da Comunidade de Quieto, que tem 42 associados e vai receber uma máquina para uso coletivo.
“É uma benção para nós todos que vamos cuidar dela [motocultivador], e ela vai cuidar de nós. Vai nos ajudar no cultivo do milho, feijão e sorgo [forrageiro]. A gente só não plantou algodão ainda, mas temos o planejamento”, projeta o agricultor.
O investimento nos motocultivadores é de quase R$ 7 milhões. A entrega faz parte da Política de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola no Ceará, que integra o pacote de ações para o meio rural com investimento de R$ 73,6 milhões, anunciado em 19 de março deste ano, Dia de São José.
“Chegou a hora de fazermos a mecanização da agricultura familiar para que o agricultor e agricultora tenham condições de trabalho mais dignas, produzindo mais e cansando menos. Isto favorece ter uma renda maior”, enfatiza o governador Elmano de Freitas.