Foto: Reprodução/Instagram |
Após 32 dias afastado, o vereador Capitão Vieira Neto (MDB) reassumiu, nesta sexta-feira (13), a presidência da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. O retorno ocorreu após a Justiça aceitar recurso interposto pelo parlamentar.
A sentença judicial considerou que a eleição foi conduzida em conformidade com as normas do Regimento Interno da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte e da Lei Orgânica do Município
Vieira Neto havia sido afastado em 5 de novembro de 2024, quando a Justiça determinou seu desligamento do cargo devido a supostas irregularidades na eleição da Mesa Diretora realizada em 14 de março de 2023. Essa eleição ocorreu 11 dias após o falecimento da então presidente Yanny Brena (PL), e sete vereadores questionaram sua legalidade.
Durante o período de afastamento, o vereador Raimundo Júnior (MDB), então vice-presidente, assumiu interinamente a presidência da Casa. Com a decisão judicial favorável, Capitão Vieira Neto retorna ao comando da Câmara para concluir o biênio, cujo término está previsto para 31 de dezembro de 2024.
A eleição de 14 de março de 2023 foi alvo de ações judiciais movidas pelo Ministério Público do Ceará e por sete vereadores, que alegaram falta de comunicação adequada sobre o pleito e ausência de oportunidade para outros candidatos se apresentarem. Em novembro de 2024, a Justiça confirmou a anulação dessa eleição e impôs multa de R$ 40 mil por descumprimento de ordem judicial.
Com informações da Rádio CBN/OPOVO Cariri
Tags
POLÍTICA