Foto: DivulgaçãoAscom Romeu Aldigueri |
O deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em eleição realizada nesta segunda-feira, 2, com apenas uma chapa inscrita. A nova composição da Mesa Diretora do Legislativo foi costurada com os demais deputados e a nova Mesa atuará no próximo biênio 2025/2026.
Dos 46 deputados, 45 estiveram presentes. Foram registrados 44 votos "sim" e 1 voto "não". Apenas o deputado estadual Alcides Fernandes (PL) foi contra. Já o deputado estadual Carmelo Neto (PL) foi o único ausente. Alcides é pai do deputado federal André Fernandes (PL), candidato derrotado à Prefeitura de Fortaleza no 2º turno.
Em coletiva após a eleição, Aldigueri agradeceu aos colegas e projetou como conduzirá sua gestão. "A Casa sai fortalecida, procuramos junto com os deputados construir uma mesa de consenso, eclética, são oito partidos políticos, três mulheres. A deputada Larissa será a primeira a ocupar uma vice-presidência. A mesa conta com deputados de situação, de oposição, independentes", destacou.
Pessoalmente, o parlamentar agradeceu os votos de todos os colegas. "Uma honra, agradecer a confiança do governador Elmano, do ministro Camilo (Santana), do senador Cid Gomes, de todos os 45 deputados, inclusive o deputado que votou contra. É o exercício da democracia, somos uma casa plural", disse.
E seguiu: "Vamos fazer política com p maiúsculo, ouvindo, dialogando, essa é a diretriz que toda a Mesa irá conduzir a partir do ano que vem".
A lista de deputados da Mesa terá Romeu Aldigueri como presidente do parlamento cearense; Danniel Oliveira (MDB) ficará com a 1ª vice. A deputada Larissa Gaspar (PT) ficou na 2ª vice, cargo mais elevado que uma mulher já ocupou na Mesa da Alece.
Com informações de OPOVO
Tags
POLÍTICA