Foto: Reprodução/Redes Sociais |
Em um marco histórico para o meio ambiente da região do Cariri Oriental, no Ceará, o Consórcio Regional do Manejo de Resíduos Sólidos (Cores Cariri) decretou o fim dos lixões nos nove municípios que compõem o consórcio: Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras. O ato é resultado de um esforço conjunto e coroa a gestão do então prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, à frente do consórcio.
O fim dos lixões foi possibilitado pela conclusão do processo licitatório que resultou na contratação da empresa Sustentare Saneamento S.A., sediada em Juazeiro do Norte. A empresa será responsável pelo transporte e destinação final dos resíduos dos nove municípios, em um contrato válido por 60 meses.
Para garantir a viabilidade do projeto, o consórcio subsidiará parcialmente os custos do manuseio adequado dos rejeitos. Esta parceria reflete um compromisso regional em priorizar soluções sustentáveis e promover a recuperação ambiental das áreas antes degradadas pelos lixões.
“Essa é uma conquista histórica para a preservação do meio ambiente da nossa região e, em breve, teremos a devida recuperação das áreas utilizadas como lixões. Uma vitória para nosso povo do Cariri Oriental”, destacou Cícero Figueiredo durante a assinatura do contrato.
O superintendente do Cores Cariri Oriental, Reginaldo Rodrigues, também celebrou a iniciativa: “Esse grande resultado para nossa região é fruto de muito trabalho que desenvolvemos à frente do consórcio, com a participação decisiva das nove secretarias de meio ambiente dos municípios e seus respectivos prefeitos”.
O encerramento das atividades nos lixões e a implementação de um modelo de destinação final apropriado para os resíduos sólidos representam um avanço significativo para o Cariri Oriental. Além de contribuir para a preservação ambiental, a medida abre caminho para políticas públicas que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida na região.