Foto: Fábio Lima/OPOVO |
O Ceará teve o maior número de redações com desempenho a partir de 980 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, no comparativo entre escolas da rede pública. Ao todo, a unidade federativa obteve 32 provas dissertativas que alcançaram esse resultado no certame.
Informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, 13. De acordo com dados do ente federal, nesse recorte, depois do estado cearense ficaram: Minas Gerais (com 30 redações nesse nível), Pernambuco (com 21), Bahia (com 18), São Paulo (com 17) e Pará (com 14), entre outros.
Já na análise geral, considerando escolas públicas e privadas, o Ceará alcançou 200 resultados desse tipo, ficando atrás apenas de Minas Gerais (331), Rio de Janeiro (236) e São Paulo (234).
Entre as redações que atingiram notas que vão de 950 a 980, o Estado também ficou em quarto lugar na análise geral, com 2.398 provas chegando a esse resultado. A unidade federativa teve uma pontuação de 1.000 na produção textual, desempenho observado na rede de ensino particular.
A redação do Enem 2024 teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Prova segue um modelo dissertativo-argumentativo e exige que o candidato apresente uma proposta de intervenção social para solucionar o problema que foi dado como temática.
Nota máxima que pode ser dada ao texto é 1000, o que pode representar 20% da pontuação. Diante da relevância, a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) tem criado estratégias com o intuito de preparar alunos para o Enem, colocando como prioridade a prova de produção textual.
Conforme Helder Nogueira, secretário executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil, entre as ações executadas está a entrega de materiais didáticos nas escolas, "uma agenda intensa de aulões", projetos como o Enem não tira férias e o Enem Vou 2 Dias, entre outros.
O representante da pasta aponta ainda a iniciativa federal do Pé-de-Meia como um dos fatores fundamentais de incentivo aos alunos. Programa tem entre ações o pagamento de um benefício extra aos estudantes da 3ª série do ensino médio que comparecerem aos dois dias de aplicação das provas do Enem.
Com informações de OPOVO
Tags
CEARÁ