Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres |
Na manhã desta quinta-feira (6), a Escola de Educação Técnica Integrada (EETI) Lindalva de Morais recebeu uma palestra sobre "Métodos contraceptivos e rede de apoio às adolescentes grávidas". A ação foi direcionada aos alunos do 1º ano do ensino médio e integrou a programação da Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência, promovida pela Prefeitura de Milagres, através da Secretaria de Proteção Social, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação. O tema da campanha deste ano é: “Gravidez não é brincadeira. Um bebê é para a vida inteira.”
A palestra foi ministrada por Valdênia Crisóstomo, Coordenadora do SUAS e pelos residentes em saúde de diversas especialidades: Francisco Alison Dias de Melo (Assistente Social), João Mateus Pereira de Jesus (Farmacêutico), Viviane Ferreira Mendes Bezerra (Educadora Física), Laura Beatriz Macedo Figueiredo (Psicóloga), Iago Henrique Ferreira Lima (Fisioterapeuta) e Keven Felipe Rodrigues Cruz (Dentista). Ana Sara Gonzaga, Coordenadora de Proteção Social Básica, também participou da atividade.
O evento proporcionou um debate enriquecedor sobre prevenção e distribuiu materiais informativos sobre os métodos contraceptivos mais comuns.
Valdênia Crisóstomo destacou a gravidez na adolescência como um problema de saúde pública, que afeta não apenas as jóvens mães e seus bebês, mas também a sociedade como um todo. Ela enfatizou que a prevenção precisa ser contínua e realizada por meio de um trabalho conjunto das secretarias envolvidas.
"A gente sabe que a gravidez na adolescência é uma questão de saúde pública e traz vários impactos, tanto para a vida da mãe adolescente como para o bebê, além dos impactos sociais, econômicos, físicos e psicológicos. Portanto, a gravidez na adolescência deve ser prevenida de forma contínua", afirmou Valdênia.
Ela também ressaltou a necessidade de envolver os meninos na discussão sobre prevenção, uma vez que os impactos da gravidez na adolescência também recaem sobre eles. Entre os principais problemas apontados estão a evasão escolar e as dificuldades financeiras enfrentadas pelos jovens pais.
Responsabilidade e prevenção
A diretora da EETI Lindalva de Morais, Ana Nunes, alertou sobre a necessidade de informação e prevenção, uma vez que os jovens estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo.
"É preciso procurar informações, se prevenir, ir ao posto de saúde. Eles precisam entender que, se querem ter uma vida sexual ativa, têm que ter responsabilidade sobre sua vida e sobre o corpo do outro", disse Ana.
Ela também destacou o impacto da gravidez na adolescência na vida escolar. No ano passado, cerca de 12 alunas da escola estavam grávidas ou já eram mães, o que afetou a assiduidade e o desempenho acadêmico delas.
Mobilização da comunidade
A campanha da Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência segue com ações em Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e outras escolas do município, com o objetivo de sensibilizar a população e reduzir os índices de gravidez precoce.
O governo municipal, segundo Valdênia Crisóstomo, tem colocado crianças e adolescentes como prioridade em sua agenda, reforçando o compromisso com o futuro da juventude de Milagres.
Tags
MILAGRES