Escola Dona Antônia Lindalva de Morais celebra 47 anos de história e avanços na educação

Foto: Divulgação

A Escola Dona Antônia Lindalva de Morais, primeira unidade da rede estadual de ensino de Milagres, completa 47 anos de atuação na educação local. Carinhosamente chamada de "Estadual", a instituição foi inaugurada em 23 de março de 1978 e, desde então, tem desempenhado um papel fundamental na formação de diversas gerações.

A programação comemorativa contou com a 3ª edição da Corrida Antonio Bernardino, um evento cívico na quadra da escola destacando seus símbolos, hino e bandeira, além de uma amostra esportiva e a apresentação da fanfarra da instituição. O momento festivo foi encerrado com os parabéns e o corte do bolo.

Compromisso com a igualdade e educação antirracista

Em 2015, a escola foi reconhecida nacionalmente pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos por suas práticas pedagógicas voltadas à promoção da igualdade de gênero e combate à discriminação. O compromisso com a educação antirracista se intensificou nos anos seguintes e, em 2020, a escola foi selecionada entre dez instituições brasileiras por suas boas práticas nessa área. O projeto "Juventude Negra: Movendo Estruturas", desenvolvido pela escola, foi destacado pela ONG Criativos na Escola como uma iniciativa de efetivo combate ao racismo na sociedade brasileira.

Ampliação do ensino e novos desafios

Em 2021, a comunidade escolar decidiu aderir ao programa de escolas em tempo integral do estado do Ceará. A iniciativa garantiu mais investimentos e estrutura para a instituição, permitindo que o "Estadual" se adequasse às demandas do novo ensino médio e das novas gerações de estudantes.

Uma liderança inspiradora

A diretora Ana Nunes falou sobre sua passagem na direção geral da instituição. "É uma coisa muito importante para mim. Uma mulher negra, filha de pais analfabetos. Isso quer dizer que eu consegui mover essa pirâmide tão difícil, a pirâmide social e educacional, e, como é dito, quando uma mulher negra se move, ela move toda uma sociedade", afirmou.

Ana também ressaltou os desafios diários enfrentados pela gestão. "É uma responsabilidade muito grande, ainda mais em uma escola com tantos desafios, como a nossa, que recebe alunos de diversas comunidades, enfrentando questões como transporte e condições climáticas. Mediante tudo isso, precisamos garantir que os estudantes tenham autoestima, vontade e interesse em aprender".

Com quase meio século de história, a Escola Dona Antônia Lindalva de Morais segue como um referencial de educação e inclusão, preparando seus alunos para um futuro mais justo e igualitário.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem