![]() |
Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres |
A Prefeitura de Milagres, por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e com o apoio da Secretaria da Proteção Social, promoveu, nesta quinta-feira (20), a IV Conferência Municipal da Pessoa Idosa. O evento ocorreu no auditório da Secretaria da Proteção Social e reuniu cerca de 200 idosos eleitos nas pré-conferências realizadas no mês anterior.
Com o tema "Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação", a conferência teve como objetivos principais promover a participação social para a proposição de ações que superem barreiras ao direito de envelhecer com dignidade e qualidade de vida, identificar desafios do envelhecimento plural no Brasil e construir estratégias de equidade para a defesa e promoção dos direitos dos idosos.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita e secretária da Proteção Social, Elisângela Crisóstomo; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Ozório Dantas; e Rayssa Rodrigues, presidenta do Conselho Municipal do Idoso, além de secretários e assessores da gestão municipal.
![]() |
Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres |
A programação contou com apresentações culturais, incluindo o Grupo de Congos do Instituto Santa Rita de Cássia e o Grupo de Flautas da Associação Comunitária de Milagres (ACOM). A palestra magna foi ministrada pela assistente social Járcia Lucena, seguida de debates em plenária.
No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos temáticos para discutir e propor soluções dentro de cinco eixos principais:
Eixo 01: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Eixo 02: Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
Eixo 03: Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Eixo 04: Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Eixo 05: Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.
Ao final das atividades, as propostas discutidas nos grupos foram apresentadas e aprovadas em plenária, culminando na escolha dos delegados que representarão Milagres na Conferência Estadual.
A presidenta do Conselho Municipal do Idoso, Rayssa Rodrigues, destacou a importância da conferência para a valorização dos idosos: "É uma honra estarmos aqui, unidos pelo compromisso com a dignidade e o respeito à pessoa idosa. Cada trajetória presente carrega histórias valiosas, que merecem ser reconhecidas e protegidas. Nosso papel é garantir que envelhecer seja sinônimo de direitos, cuidado e participação".
Já a vice-prefeita e secretária da Proteção Social, Elisângela Crisóstomo, reforçou o compromisso da gestão municipal com essa causa: "Nosso objetivo é garantir os direitos dos nossos idosos. Sabemos a importância deles para a construção da nossa sociedade. Muitos contribuíram na educação dos filhos e ainda se dedicam aos netos. Queremos estar de mãos dadas com os nossos idosos".
A IV Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Milagres reafirmou a relevância da participação social para a garantia dos direitos da população idosa, contribuindo para um futuro mais justo e inclusivo.
Tags
MILAGRES