Após quase 14 anos, Açude Orós volta a sangrar

Sangria do açude foi há 14 anos / Crédito: Rafael Cavalcante/OPOVO, em 28/5/2011

Após quase 14 anos, o Açude Orós voltou a sangrar neste sábado (26) de abril, por volta das 22h17min. Localizado no município de mesmo nome, próximo a Iguatu, o reservatório não registrava sangria desde agosto de 2011. 

O fenômeno representa esperança para milhares de cearenses que dependem de suas águas para o abastecimento e a subsistência. A ação da natureza foi registrada de forma emocionada por moradores, em postagens na internet.

A população oroense esperava o acontecimento próximo às águas e acompanhou a vazão do recurso hídrico com gritos e pulos de alegria.

“O Orós é festa, vida e esperança! Hoje o nosso gigante sangra, enchendo de alegria os corações do nosso povo. É o presente da natureza abençoando a nossa terra com água, fartura e renovação. Viva o Açude Orós! Viva essa benção, que se espalha em cada canto da nossa História! Que essa sangria seja símbolo de dias melhores para todos nós!”, comemorou a Prefeitura de Orós, em publicação nas redes sociais.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nos últimos 20 anos o açude registrou somente três episódios de sangria: em 2008, 2009 e 2011. Desde então, o maior volume armazenado foi registrado em abril de 2012, quando o reservatório chegou a 84,4% da capacidade total.

Com informações do jornal OPOVO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem