![]() |
Foto: Freepik |
Mais da metade dos alunos que fizeram o 3º ano do ensino médio em 2023 no Ceará tiveram aprendizado de Matemática abaixo do básico, conforme estudo do Todos Pela Educação lançado nesta segunda-feira, 28.
A taxa de 54,7% foi 5,1 pontos percentuais maior do que em 2019. O dado mostra o impacto da pandemia no ensino básico.
Com base nas notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 e equivalências com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Todos pela Educação elaborou notas de corte que permitem a análise dos estudantes com aprendizado adequado e com aprendizado abaixo do básico.
No Ceará, em todas as etapas da educação analisadas (5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio) houve piora nos indicadores de aprendizado abaixo do básico, tanto em Matemática quanto em Língua Portuguesa.
“Isso é uma tendência da maioria dos estados. Infelizmente, quando olhamos para 2023 comparado a 2019, grande parte dos estados teve um aumento nesse percentual dos estudantes abaixo do básico. E o Ceará também seguiu essa tendência com aumento em todas as etapas e nas duas disciplinas”, explica a gerente de Políticas Educacionais da instituição, Manoela Miranda.
A análise mostra que embora haja sinais de recuperação, a aprendizagem dos estudantes não voltou aos patamares de 2019. As desigualdades educacionais são persistentes e, de acordo com o estudo, em alguns casos se aprofundaram. As desigualdades raciais na aprendizagem são, em 2023, maiores que em 2013.
Com informações de OPOVO
Tags
CEARÁ