Milagres marca presença no XIV Encontro Regional da Política Nacional Aldir Blanc, em Brejo Santo

Foto: Reprodução

O município de Milagres participou, nesta segunda-feira (28), do XIV Encontro Regional da Política Nacional Aldir Blanc Ceará (PNABCE), realizado no Cineteatro Municipal Professor Júlio Macêdo Costa, na cidade de Brejo Santo. O evento, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), reuniu gestores, comunicadores e representantes culturais de toda a região.

Milagres esteve representado pela secretária de Cultura, Turismo e Eventos, Lúcia Landim; pelo gerente de Núcleo de Promoção Artística e Difusão Cultural, Rangiel Santos; e por Klébio Leite, do Departamento de Mídias do município.

O encontro teve como foco o fortalecimento das políticas públicas culturais no estado, especialmente a implementação e os desafios da Política Nacional Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo. Durante o evento, foram apresentados a estrutura organizacional da Secult-CE, os coordenadores e articuladores regionais, além do panorama atualizado das convocações de repasse fundo a fundo e da atuação das comissões intergestores bipartite.

Um dos destaques do dia foi a realização de um encontro específico com comunicadores da área cultural dos municípios, com o objetivo de aprimorar a divulgação e ampliar a visibilidade das ações culturais desenvolvidas localmente.

O secretário executivo da Cultura do Estado do Ceará, Rafael Felismino, destacou a importância da articulação entre os entes federativos para otimizar os investimentos públicos em cultura. “O propósito é conversar com as prefeituras para que a gente possa dar inteligência ao investimento público. A gente precisa entender que, se todo mundo fizer tudo, ninguém faz nada. Essas discussões nos dão a base para construir uma proposta clara sobre o que deve ser responsabilidade do município, do estado e da União. A partir disso, temos um cenário positivo de investimentos na cultura em nível nacional”, afirmou.

Além de Milagres e Brejo Santo, o encontro reuniu representantes das cidades de Jardim, Porteiras, Lavras da Mangabeira, Aurora, Abaiara, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Mauriti, Penaforte, Barro e Crato.

O evento reforça o papel estratégico da cultura como vetor de desenvolvimento regional e consolida a articulação entre gestores e agentes culturais para o fortalecimento das políticas públicas no setor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem